UTFPR Câmpus Curitiba em parceria com a M3 Investimentos inauguram novas instalações da Incubadora Ícarus de Inovações Tecnológicas

Mesa Inauguração Incubadora

 

 

 

Curitiba (PR), 13 de dezembro de 2017 – A Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Curitiba (UTFPR-CT), por meio do Programa de Empreendedorismo e Inovação (Proem) realizou hoje às 18h e 30min, evento de inauguração das novas instalações da Incubadora Ícarus de Inovações Tecnológicas.

Segundo a professora Silvana Leonita Weber, coordenadora do Programa de Empreendedorismo e Inovação do Câmpus Curitiba, “o Proem, em 2017 está completando 20 anos. No Câmpus Curitiba, a pré-incubação (Hotel Tecnológico) é mais voltada para o público interno. Onde os projetos de base tecnológica desenvolvidos por estudantes ganham uma roupagem na área de gestão. Mais de 100 projetos já foram hospedados ao longo das últimas duas décadas. Na Incubadora Ícarus, já foram desenvolvidas 18 empresas, e 16 estão ativas no mercado gerando empregos e riquezas para o nosso município. Atualmente, estão incubadas 6 empresas. Além disso, nossa Incubadora foi recentemente agraciada com o credenciamento junto ao Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) o que trará um diferencial para as nossas empresas incubadas”.

Para o Diretor-Geral da UTFPR Câmpus Curitiba, o professor Cezar Augusto Romano, “o diferencial dessa obra foi a abordagem da Tríplice Hélice do Empreendedorismo, onde a Universidade atua como indutora das relações com as Empresas e o Governo visando não apenas a produção de novos conhecimentos, mas também a inovação tecnológica e o desenvolvimento econômico. O professor Romano acredita que assim a Universidade incorpora uma quarta missão, além do ensino, da pesquisa e da extensão, que é o desenvolvimento econômico via geração de conhecimento científico e de base tecnológica tendo como consequência a inovação e uma Universidade mais Empreendedora. Afirma ainda, que a parceria com o empresário Marcel Martins Malczewski foi fundamental para a consolidação desses conceitos”.

O empresário e Diretor Presidente da M3 Investimentos, Marcel Martins Malczewski, foi estudante de mestrado na UTFPR, onde o tema foi o desenvolvimento de uma pequena impressora. Assim nascia o projeto Bematech. “Como na época não havia Incubadora no Cefet-PR, nosso projeto foi incubado na Tecpar. Motivo pelo qual valorizo a importância das incubadoras na formação de empreendimentos nascentes.” Afirma Marcel, que atualmente está apoiando como Investidor Anjo, a empresa Mercafácil que está incubada na Universidade Tecnológica Federal do Paraná no Câmpus Curitiba (UTFPR-Curitiba) e no passado, já investiu na Redefretefácil outra empresa que já fez parte dessa mesma Incubadora.

Para o Reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, o professor Luiz Alberti Pilatti, a nova estrutura física da Incubadora permitirá o desenvolvimento de mais empreendimentos inovadores e de base tecnológica, fortalecendo cada vez mais o ecossistema de empreendedorismo e inovação.